Page 143 - Revista do Cavalo Árabe Edição Novembro 2021 - Nº 74
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e também a contraluz. Sem as condições de luz ideais, faze- vezes mais, que as câmeras analógicas, mas a chance de obter
mos o melhor possível com as condições presentes.” Tupa melhores imagens aumenta na mesma proporção.” Luiz Roc-
diz: “Sempre de manhã cedo ou fim de tarde. Com essa luz co: “Mesmo com um volume grande de fotos, o computador
consigo uma imagem com traços mais suaves.” Luiz Rocco facilita na hora de escolher as melhores. O que não pode
conta: “Gosto de fotografar no período da manhã, as cores haver nessa hora é dúvida do que é bom e o que é ótimo.”
são mais neutras e começo sempre com os tordilhos. À tar- Tupa: “Em primeiro lugar algumas características morfológi-
de os tons mais quentes do Sol dão fotos mais bonitas, com cas apreciadas pelos criadores. Ou pelo equilíbrio do animal
chance de se fazer algo mais elaborado.” Renato Sorvilo co- todo na foto ou por alguma característica muito marcante.
menta: “A luz que mais me agrada é bem cedo ou final de Em segundo lugar vem o fundo.” André Shiwa: “Faço uma pré-
tarde; a luz tem que iluminar o cavalo como um todo, de- -seleção e depois vou refinando essa seleção. Minhas priori-
testo luz dura!!! Ao meu ver a pelagem não influencia tanto dades são: Qualidade técnica da imagem (foco e exposição),
no horário, mas sim o tipo de luz que reflete nele.” Rogério composição (que no caso de fotos de cavalo tem muito a ver
Santos pondera: “Meus horários preferidos são entre 16 e com o “timing”).” Renato Sorvilo: “Hoje não há limites desde
17h e também 7 e 8h. Considero a luz da manhã mais vibran- que tenha memória pra isso (rs). O processo agora é tão de-
te e da tarde mais suave. O importante é evitar horários em morado quanto antes devido ao número de imagens que se
que a luz projeta muita sombra.” tem de cada animal, em minha seleção sempre priorizo a que
mostre melhor o animal e que vá causar impacto no observa-
Cavalo Emburrado dor. É sempre difícil ter imagens que superem as expectativas
dos clientes então, sempre mando uma seleção de 10 a 15
imagens para que possamos escolher juntos.”
Existe cavalo que não seja fotogênico? Você tem alguma foto que seja a sua preferida entre
Luiz Rocco: “Sim, existe o cavalo emburrado, que não gos- as milhares que já tirou? Em halter? Em movimento?
ta de pressão ou muito movimento ao redor dele. Tem tam- Renato Sorvilo: “É difícil ter uma preferida, cada imagem
bém aquele que é bem mais bonito ao vivo do que nas fotos.” retrata um tempo, mas se fosse escolher uma seria a foto
Rogério Santos: “Tem cavalos lindos que não têm tanta ex- do Form Carrilon que fiz nas baias do Longuini em Boituva.
pressão e cavalos que parecem se expressar o tempo todo”. Minha preferência é sempre pelas fotos de movimento, não
André Shiwa: “Existe sim, assim como pessoas. Veja que inte- há nada mais bonito que a sincronia das crinas, do topete e
ressante, há cavalos que ao vivo impressionam plasticamen- da cauda com a conformação de um cavalo Árabe. Para mim
te, mas que em fotos, todos os detalhes são “congelados”, e é um animal único, que permite fotos deste gênero com a
não aparecem tão bonitos.” Renato Sorvilo: “É muito louco beleza ímpar da raça.” André Shiwa: “De cavalo árabe, creio
pensar nisso, mas para mim, existem cavalos que não são fo- que não consigo eleger apenas uma preferida. Acho que te-
togênicos e também existem cavalos que um determinado nho umas 5 fotos preferidas (rs). Um retrato, duas de movi-
lado é melhor que o outro. Tento sempre antes de começar a mentação, uma de composição e acho que apenas uma de
sessão analisar o cavalo e pensar qual o angulo vai favorecê- halter.” Tupa: “Nossa! São muitas! Mas uma marcante é a foto
-lo.” Tupa: “Sim, alguns podem até ser bonitos e bem confor- da Renee El Jamaal tirada no CT Chiquinho Rego.” Luiz Rocco:
mados, mas não fotografam bem.” “Gosto de fazer halter de corpo inteiro, tenho várias predile-
tas mas as que mais gosto são uma do Ali Jamaal relinchando
O cavalo em primeiro lugar e uma do CG Balih El Jamaal. Já em movimento a foto da
Antes do evento da câmera digital, gastava-se muito papel NV Angélica que virou capa de livro internacional.” Rogério
para imprimir todas as fotos tiradas e escolher as melhores. Santos: “Eu gosto mais das fotos em movimento, é onde o
Hoje em dia o processo é mais rápido, no entanto, o volume cavalo Árabe mostra todo o seu diferencial. Sua nobreza, seu
de imagens aumentou exponencialmente. O que você priori- carisma, sua intensidade são momentosos. É difícil escolher
za para escolher entre tantas? depois de ter fotografado tanto, mas estou gostando de duas
Rogério Santos: “A minha prioridade é o cavalo, depois fotos que fiz na Nacional passada, as duas em movimento, Cindy McGown & Mark Davis, Owners
vejo a qualidade técnica da foto. É claro que no digital se uma mais ostentosa do El Jahez ao trote de entrada em pista Scottsdale, Mesa & Rio Verde, Arizona, U.S. A.
gasta mais tempo pois se fotografa muito mais, cerca de 5 e outra mais solene da Lumiar Ethna ao passo.
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