Page 143 - Revista do Cavalo Árabe Edição Novembro 2021 - Nº 74
P. 143

e também a contraluz. Sem as condições de luz ideais, faze-  vezes mais, que as câmeras analógicas, mas a chance de obter
 mos o melhor possível com as condições presentes.” Tupa   melhores imagens aumenta na mesma proporção.” Luiz Roc-
 diz: “Sempre de manhã cedo ou fim de tarde. Com essa luz   co: “Mesmo com um volume grande de fotos, o computador
 consigo uma imagem com traços mais suaves.” Luiz Rocco   facilita na hora de escolher as melhores. O que não pode
 conta: “Gosto de fotografar no período da manhã, as cores   haver nessa hora é dúvida do que é bom e o que é ótimo.”
 são mais neutras e começo sempre com os tordilhos. À tar-  Tupa: “Em primeiro lugar algumas características morfológi-
 de os tons mais quentes do Sol dão fotos mais bonitas, com   cas apreciadas pelos criadores. Ou pelo equilíbrio do animal
 chance de se fazer algo mais elaborado.” Renato Sorvilo co-  todo na foto ou por alguma característica muito marcante.
 menta: “A luz que mais me agrada é bem cedo ou final de   Em segundo lugar vem o fundo.” André Shiwa: “Faço uma pré-
 tarde; a luz tem que iluminar o cavalo como um todo, de-  -seleção e depois vou refinando essa seleção. Minhas priori-
 testo luz dura!!! Ao meu ver a pelagem não influencia tanto   dades são: Qualidade técnica da imagem (foco e exposição),
 no horário, mas sim o tipo de luz que reflete nele.” Rogério   composição (que no caso de fotos de cavalo tem muito a ver
 Santos pondera: “Meus horários preferidos são entre 16 e   com o “timing”).” Renato Sorvilo: “Hoje não há limites desde
 17h e também 7 e 8h. Considero a luz da manhã mais vibran-  que tenha memória pra isso (rs). O processo agora é tão de-
 te e da tarde mais suave. O importante é evitar horários em   morado quanto antes devido ao número de imagens que se
 que a luz projeta muita sombra.”  tem de cada animal, em minha seleção sempre priorizo a que
 mostre melhor o animal e que vá causar impacto no observa-
 Cavalo Emburrado  dor. É sempre difícil ter imagens que superem as expectativas
 dos clientes então, sempre mando uma seleção de 10 a 15
 imagens para que possamos escolher juntos.”


 Existe cavalo que não seja fotogênico?  Você tem alguma foto que seja a sua preferida entre
 Luiz Rocco: “Sim, existe o cavalo emburrado, que não gos-  as milhares que já tirou? Em halter? Em movimento?
 ta de pressão ou muito movimento ao redor dele. Tem tam-  Renato Sorvilo: “É difícil ter uma preferida, cada imagem
 bém aquele que é bem mais bonito ao vivo do que nas fotos.”   retrata um tempo, mas se fosse escolher uma seria a foto
 Rogério Santos: “Tem cavalos lindos que não têm tanta ex-  do Form Carrilon que fiz nas baias do Longuini em Boituva.
 pressão e cavalos que parecem se expressar o tempo todo”.   Minha preferência é sempre pelas fotos de movimento, não
 André Shiwa: “Existe sim, assim como pessoas. Veja que inte-  há nada mais bonito que a sincronia das crinas, do topete e
 ressante, há cavalos que ao vivo impressionam plasticamen-  da cauda com a conformação de um cavalo Árabe. Para mim
 te, mas que em fotos, todos os detalhes são “congelados”, e   é um animal único, que permite fotos deste gênero com a
 não aparecem tão bonitos.” Renato Sorvilo: “É muito louco   beleza ímpar da raça.” André Shiwa: “De cavalo árabe, creio
 pensar nisso, mas para mim, existem cavalos que não são fo-  que não consigo eleger apenas uma preferida. Acho que te-
 togênicos e também existem cavalos que um determinado   nho umas 5 fotos preferidas (rs). Um retrato, duas de movi-
 lado é melhor que o outro. Tento sempre antes de começar a   mentação, uma de composição e acho que apenas uma de
 sessão analisar o cavalo e pensar qual o angulo vai favorecê-  halter.” Tupa: “Nossa! São muitas! Mas uma marcante é a foto
 -lo.” Tupa: “Sim, alguns podem até ser bonitos e bem confor-  da Renee El Jamaal tirada no CT Chiquinho Rego.” Luiz Rocco:
 mados, mas não fotografam bem.”  “Gosto de fazer halter de corpo inteiro, tenho várias predile-
 tas mas as que mais gosto são uma do Ali Jamaal relinchando
 O cavalo em primeiro lugar  e uma do CG Balih El Jamaal. Já em movimento a foto da
 Antes do evento da câmera digital, gastava-se muito papel   NV Angélica que virou capa de livro internacional.” Rogério
 para imprimir todas as fotos tiradas e escolher as melhores.   Santos: “Eu gosto mais das fotos em movimento, é onde o
 Hoje em dia o processo é mais rápido, no entanto, o volume   cavalo Árabe mostra todo o seu diferencial. Sua nobreza, seu
 de imagens aumentou exponencialmente. O que você priori-  carisma, sua intensidade são momentosos. É difícil escolher
 za para escolher entre tantas?  depois de ter fotografado tanto, mas estou gostando de duas
 Rogério Santos: “A minha prioridade é o cavalo, depois   fotos que fiz na Nacional passada, as duas em movimento,   Cindy McGown & Mark Davis, Owners
 vejo a qualidade técnica da foto. É claro que no digital se   uma mais ostentosa do El Jahez ao trote de entrada em pista   Scottsdale, Mesa & Rio Verde, Arizona, U.S. A.
 gasta mais tempo pois se fotografa muito mais, cerca de 5   e outra mais solene da Lumiar Ethna ao passo.
                                             480.361.6926 | [email protected]
                                                 www.RoyalArabians.com
 142 Cavalo Árabe                                                                                    Cavalo Árabe 143
   138   139   140   141   142   143   144